A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishFrançaisPortuguêsEspañol

Codec e prefeitura de Barcarena definem parceria para melhorar negócios do município

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Prefeitura municipal de Barcarena estiveram reunidos, na quarta-feira (7), para discutir estratégias de atuação para a melhoria da infraestrutura e gestão do Distrito Industrial da cidade. A reunião ocorreu na sede da subprefeitura, em Barcarena, e contou com a presença do titular da Codec, Lutfala Bitar, e equipe, além do prefeito, Antônio Carlos Vilaça, e secretários municipais.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Prefeitura municipal de Barcarena estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 7, para discutir estratégias de atuação para a melhoria da infraestrutura e gestão do Distrito Industrial da cidade. A reunião ocorreu na sede da subprefeitura, em Barcarena, e contou com a presença do titular da Codec, Lutfala Bitar, e equipe, além do prefeito, Antônio Carlos Vilaça, e secretários municipais.

O presidente da Codec abriu a reunião falando da importância do município de Barcarena para a economia do Estado e reforçou a necessidade de encerrar a cultura extrativista do Pará e verticalizar a produção industrial paraense.

“Tamanha é a importância de Barcarena, que estamos com o projeto de implantação de uma ZPE [Zona de Processamento de Exportações] aqui, que será a primeira do Pará e a segunda a entrar em operação no Brasil. Isso é muito importante não apenas para Barcarena, mas para o Estado, que apresenta importantes diferenciais competitivos, mas precisa urgentemente verticalizar a sua produção e gerar mais emprego e renda”, afirmou Lutfala Bitar.

“Neste sentido, a parceria com a prefeitura é essencial para viabilizarmos melhorias essenciais no Distrito Industrial de Barcarena e também melhorarmos o ambiente de negócios para a recepção da ZPE”, completou Lutfala.

Na Zona de Processamento de Exportações do Pará, empresas instaladas poderão operar com infraestrutura, logística, além de liberdade cambial e tratamento tributário diferenciados. O projeto, atualmente na fase de elaboração de um plano de negócios, será amplamente discutido em breve, durante um seminário que tem por objetivo explicar o modelo de funcionamento do empreendimento e também atrair a atenção de investidores.

De acordo com o prefeito, Antônio Carlos Vilaça, para a gestão municipal, “é importante que processo de instalação de empreendimentos em Barcarena tenha participação tanto do Estado quanto do município e, neste sentido, esta reunião é fundamental porque sinaliza o compartilhamento de ações em prol do município, que precisa de mais investimentos”, pontuou.

Além da reunião com a prefeitura, a equipe da Codec também esteve no Porto de Vila do Conde, onde foi recebida pelos representantes da Companhia Docas do Pará, Guilherme Braga, Fábio Salgado, Andréa Pacheco e Márcio Monteiro. A CDP é responsável pela administração do Porto por onde passam importantes cargas do complexos mineral e agrícola paraenses.

Em breve, a parceria com a prefeitura local resultará no lançamento do Guia do Investidor do município – publicação digital que estará disponível no portal Invest Pará com informações estratégicas para nortear investidores que desejam iniciar novos negócios em Barcarena.