A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishFrançaisPortuguêsEspañol

Codec oficializa apoio ao Parque da Pequena Indústria de Castanhal

Termo de Cooperação Técnica assinado na quarta-feira (1) visa oferecer assessoramento técnico ao município para a viabilização do projeto que vai colaborar para a diversificação da economia da cidade modelo. Foto: Ascom Codec

Com o compromisso de promover iniciativas de fomento ao setor produtivo do Estado, estimulando novos investimentos com potencial de geração empregos e renda, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) celebrou, nesta quarta-feira (1), um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de dar suporte à implementação do Parque da Pequena Indústria de Castanhal, no nordeste do Estado. O termo visa oferecer assessoramento técnico ao município para a viabilização do projeto que vai colaborar para a diversificação da economia da cidade modelo.

O documento, assinado pelo presidente da Codec, Lutfala Bitar, e pelo prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, oficializa o apoio do Estado na implementação do espaço que também será destinado a micro e pequenos investidores do comércio, logística e serviços. O Parque da Pequena Indústria ficará localizado ao lado do Condomínio Industrial de Castanhal, outro projeto resultado da parceria entre o executivo municipal e a Codec que encontra-se, atualmente, em fase de regularização fundiária.

Foto: Ascom Codec

A assinatura, em Belém, contou com a presença do secretário de Habitação de Castanhal, Edir Marques, que representou o prefeito Pedro Coelho, e dos diretores da Codec Pádua Rodrigues (Estratégia e Relações Institucionais); Manoel Ibiapina (Atração de Investimentos e Negócios) e Edimar Gonçalves (Diretor Jurídico).

Agora, o município disponibilizará à Codec dados e informações técnicas que colaborem para a concepção do planejamento industrial do município para o Parque, incluindo a atualização do Manual do Investidor - publicação desenvolvida para facilitar a escolha de investidores por Castanhal como destino para seus investimentos - além de indicar representantes e compor equipe técnica que somarão esforços junto à equipe da Companhia para a formulação de estratégias de desenvolvimento de negócios. 

Também caberá ao município promover a interação entre os setores produtivos locais e as políticas desenvolvidas pela Codec, promovendo o diálogo entre entidades econômicas de classe como associações, sindicatos e cooperativas, buscando entendimento e realização de atividades fins para o efetivo desenvolvimento do projeto.

“O Termo de Cooperação que assinamos agora representa a formalização do apoio e assessoramento por parte da Codec no que diz respeito ao ordenamento na área destinada ao Parque da Pequena Indústria, em Castanhal. Isso significa que a nossa atuação na formulação de políticas de desenvolvimento econômico e a experiência com os Distritos Industriais do Pará serão aplicadas de forma consultiva na organização dessa área destinada aos pequenos produtores, auxiliando a gestão municipal na preparação dessa área para receber os empreendimentos”, explicou Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec.

Foto: Ascom Codec

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Edir Marques, o apoio da Codec será fundamental na concepção do Parque, em razão da experiência da Companhia Estadual na administração dos Distritos Industriais do Pará. “A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município de Castanhal e a Codec é de suma importância para o município porque a Codec tem uma larga experiência na administração dos Distritos Industriais, e isso vai ajudar muito o nosso município a concentrar micro e pequenas empresas e a incentivar e melhorar o mercado de trabalho no município de Castanhal, fomentando a circulação da economia de maneira geral. Por isso, entendemos que esse apoio é muito importante e a gestão municipal só tem a agradecer ao governador do Estado e ao presidente Lutfala por esse apoio e por mais essa parceria”, disse o secretário.

O trabalho já terá início no próximo dia 8, com uma reunião inaugural em que serão discutidos aspectos gerais do projeto. Em seguida, a elaboração de uma relatório preliminar com informações técnicas, operacionais, administrativas e jurídicas deverá subsidiar as fases seguintes de proposições de ações e de atendimentos de recomendações técnicas que deverão auxiliar na implantação do Parque da Pequena Indústria de Castanhal.

Por Igor Nascimento