A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Empresas paraenses conhecem detalhes da missão empresarial Pará - Taiwan 2018

FOTO: IGOR NASCIMENTO / ASCOM CODEC
DATA: 19.06.2018
BELÉM - PARÁ

Na segunda-feira (18), representantes da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Fiepa, e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) estiveram reunidos com mais de 40 empresários paraenses para o evento de apresentação da missão empresarial Pará - Taiwan 2018, iniciativa do Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra) que tem o objetivo de levar empresas paraenses a Taiwan para conhecer de perto as oportunidades de negócios da região.

Com uma das economias mais dinâmicas do mundo, Taiwan é destaque na produção de máquinas e equipamentos e ocupa o 5° lugar mundial nas exportações deste segmento. No Pará, um termo de cooperação assinado em 2017 com a organização de Taiwan apontou o início de relações comerciais mais próximas com a região asiática a partir da promoção de ações prospectivas como esta, que permite aumentar fluxos de importação e exportação com o Brasil e possibilita a diversificação de mercados.

Cassandra Lobato, gerente do Centro Internacional de Negócios, ressalta que o principal papel da organização paraense é promover e defender a indústria no mercado internacional a partir de iniciativas como esta. “Essa ação que envolve o Taitra e o Governo do Estado reúne diversas características de atuação do CIN e nos dá a grande oportunidade de promover nossas empresas lá fora”, disse.

“Mais uma vez o Taitra demonstra interesse no nosso mercado e, diante de uma oportunidade como esta, cabe a nós atuarmos como entes de aproximação entre instituições como o Taitra e nossas empresas”, destacou.

O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Eduardo Klautau, frisou que o papel do Governo do Estado, por meio da Codec, é o de atuar como facilitador para atração de negócios e para o desenvolvimento de novas oportunidades capazes de fomentar as atividades comerciais no exterior envolvendo o Pará. “As relações comerciais entre Pará e Taiwan ainda precisam ser mais desenvolvidas e este é o principal objetivo deste encontro com as empresas”, complementou.

Com a mesma percepção, o presidente da Codec, Fábio Lúcio Costa, ressaltou a importância da realização de um evento como este no Pará. “Taiwan é um mercado forte e importante, e na medida em que fortalecemos nossas relações com essa região, expandimos nossas oportunidades de crescimento e inovação. Na Codec esta iniciativa é crucial para atingirmos nossos resultados de melhoria do ambiente de negócios aqui”, finalizou.

Para Dâmaris Busman, que esteve presente no evento e representou a empresa Juruá Cosméticos, é grande o interesse da empresa em participar desta missão empresarial, especialmente pela grande oportunidade de inserção no comércio internacional. “Trabalhamos com produtos de grande apelo para o comércio exterior como óleos vegetais, mel, cosméticos e perfumaria produzidos a partir de plantas aromáticas da Amazônia. Nesta missão, nosso interesse é ampliar e gerar futuros negócios”, disse.

Alinhadas com os interesses do Taitra, as iniciativas inovadoras e em sintonia com o meio ambiente também encontram espaço na missão empresarial de Taiwan. Com esta visão, Marcelo Pierre, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração do município de Capanema esteve presente no evento e percebeu possibilidades de avançar com o projeto de implantação de um aterro sanitário no município.

“Neste momento, estamos em fase avançada para implantação de um aterro sanitário em Capanema em parceria com outros cinco municípios da nossa região. Esta é uma tendência na diminuição dos impactos do lixo no meio ambiente e para concretizar o projeto, vamos buscar equipamentos de vanguarda com esse viés e esta oportunidade é ideal para o nosso avanço”, destacou.

“Capanema tem um comércio forte e nossa intenção é compartilhar o que ouvimos aqui com os empresários locais para incentivar nossa política de importação e exportação. Para isso vamos nos habilitar para participar enquanto poder público e incentivar a participação do nosso comércio também”, finalizou o secretário.

A missão empresarial Pará - Taiwan 2018 ocorrerá entre os dias 7 e 10 de novembro de 2018. As inscrições podem ser feitas pelas empresas interessadas até o próximo dia 29 de junho. Informações: (91) 3236-2884/dain@codec.pa.gov.br.

Por Igor Nascimento