A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Fontes de Financiamento

As diversas ações dos governos federal e estaduais propiciaram várias oportunidades de investimentos na Região. O Banco da Amazônia e o Banpará, por exemplo, atentos a esses movimentos induziram a efetivação de projetos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da Amazônia.

As principais linhas de financiamentos no Estado são:

• Banco da Amazônia - Fundo Constitucional do Norte (FNO)
• Banco do Estado do Pará – Crédito do Produtor;

Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO)
O Banco da Amazônia é o banco operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e esse fundo é operacionalizado através de seis Programas de financiamento, quais sejam: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (FNO-PRONAF); Programa de Financiamento do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FNO-Amazônia Sustentável); Programa de Financiamento da Biodiversidade Amazônica (FNO-Biodiversidade); Programa de Financiamento às Micro e Pequenas Empresas (FNO-Micro e Pequenas Empresas); Programa de Financiamento ao Empreendedor Individual (FNO-Empreendedor Individual); e Programa Emergencial para Enchentes (FNO-Emergencial). Dentro desses programas existem diversas linhas de crédito adequadas à atividade e porte do tomador do crédito. Há também outras fontes de financiamento que o Banco da Amazônia operacionaliza como: BNDES, FAT, FMM e seus Próprios Recursos.

Fundo para o Desenvolvimento Sustentável da Base Produtiva do Estado do Pará (Crédito do Produtor)

O Banco do Estado do Pará – Banpará é o operador financeiro do Crédito do Produtor, cujo fundo é gerido pelo Governo do Estado do Pará e a empresa Vale do Rio Doce. O objetivo é financiar empreendimentos econômicos estratégicos para o desenvolvimento, diversificação e transformação da base produtiva do Estado, e visa atender pessoas jurídicas, estabelecidas no Estado do Pará, além de Cooperativas em atividade e estabelecidas no Estado há mais de 6 meses. Os empreendimentos e itens financiáveis são projetos que estejam inseridos nas seguintes atividades produtivas: Rural, Florestal, Industrial, Agroindustrial, Mineral e Turismo.

São financiados investimentos que visem acelerar a expansão, modernização e diversificação do parque industrial paraense; maximizar o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no território como insumos da indústria paraense; implementar tecnologias inovadoras no setor produtivo paraense; preservar e recuperar o meio ambiente, principalmente através da inserção das áreas já antropizadas do território estadual no desenvolvimento das cadeias produtivas priorizadas; transformar atrativos naturais em produtos turísticos.