A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Governo do Estado discute parcerias comerciais com a China

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o vice, Lúcio Vale, receberam o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang no início da tarde desta segunda-feira (22), no Palácio do Governo, em Belém. O representante chinês apresentou ao chefe do Executivo estadual as oportunidades de investimentos que o país pode fazer no Pará, em áreas como infraestrutura, saneamento básico e mineração.

Segundo o governador, é uma diretriz desta gestão a busca por parceiros comerciais que possam investir no Estado e, ao mesmo tempo, garantir a verticalização dos produtos oriundos das vocações naturais do Pará. “Com esta parceria, nós estamos buscando atrair investimentos chineses, mas, também, fazer com que o produto paraense possa ser comercializado naquele que é o maior mercado consumidor do planeta. Queremos consolidar uma agenda proativa de desenvolvimento”, destacou Helder Barbalho.

Já o presidente da Câmara, Charles Tang, ressaltou o fato de que a China tem, também, muito interesse na compra de alimentos, como soja, carne suína e bovina. “Percebemos o governador muito interessado em buscar investimentos para melhorar o Estado e desenvolver a população. Sem dúvida, vamos fazer ótima colaboração”, garantiu, acrescentando que já há o interesse da entidade em organizar uma viagem do chefe do Executivo estadual paraense à China, para que ele possa conversar diretamente com as grandes empresas chinesas interessadas em investir no Pará, o que deve acontecer nos próximos dois ou três meses.

Também participaram da reunião deputados, inclusive o presidente da Casa, Daniel Santos, e secretários de Estado.

Por Elck Oliveira