A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Governo promove evento sobre políticas de incentivo à exportação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o Programa de Qualificação para Exportação, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promoveu na manhã desta quinta-feira, 11, na sede da Codec, o evento “Apoio ao Investidor”, ação voltada para empresas com foco no mercado exportador que estão instaladas no estado do Pará.O evento reuniu instituições que gerenciam políticas públicas de vários segmentos, inclusive voltadas para empresas exportadoras, tais como Sedeme, Banpará, Codec, Apex e PCT Guamá. Lucélia Guedes, diretora de Atração e Novos Negócios da Codec, conta que o evento foi pensado para atender o empresariado exportador que não conhece os benefícios que o Estado oferece, hoje, para este segmento.

Áreas industriais com valor subsidiado, os novos distritos que estão sendo lançados, como o de Castanhal e a Zona de Processamento de Exportação de Barcarena, são exemplos de temas que foram tratados durante o evento. “Trouxemos parceiros para falar de algumas ferramentas que podem dinamizar os negócios e foi bastante esclarecedor, pois existem inúmeras dúvidas e muitas vezes os empresários não sabem onde tirar essas dúvidas”, explica a diretora.

Segundo Antônio Abelém, presidente da Fundação Guamá, o evento apresentou oportunidades de investimentos para os empresários paraenses e a possibilidade de incentivos fiscais para os empreendedores. “Além de esclarecer o setor produtivo, o evento aproxima os empresários do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e da Codec. Ações como essas podem impactar no desenvolvimento empresarial, intensificando a produtividade qualificada; e com isso aumentando o emprego e renda e incentivando as boas práticas, por meio de modelos inovadores e sustentáveis nos mais diversos segmentos”, conclui o gestor.

De acordo com Giselle Amaral, monitora do Programa de Qualificação para a Exportação, o evento foi importante porque reuniu iniciativa pública e privada. Entidades públicas ligadas diretamente ao desenvolvimento econômico do Estado do Pará puderam apresentar seus portfólios de serviços voltados aos interesses das empresas. “Nosso objetivo é que mais empresas possam estar conscientizadas das ações, ferramentas e recursos disponíveis para o acesso a financiamento, incentivos fiscais e linhas de crédito para fomento das exportações”, explica.

Júlio Lobato, representante da empresa Universo Saudável, esteve presente ao evento e avalia positivamente a iniciativa. “Essa parceria foi interessante, pois a partir de encontros como esse a gente começa a interagir mais entre os órgãos do estado, entre os próprios empresários, criando um vínculo maior de conversas, criando uma sinergia maior entre a gente, entre os empresários e suas deficiências e mostrando para os órgãos do estado que a parceria público-privada tende a dar certo”, concluiu Lobato.

Estiveram presentes representantes da Codec, do PCT Guamá, da Sedeme, do Banpará e do Programa de Qualificação para a Exportação. Além dos parceiros, compareceram ao evento representantes das empresas Frucoco, Manioca, Universo Saudável, Daju Artesanal, Flor de Açaí, Amazônia & Sabores, Mundial R. Ltda, Outeiro Pescados, Geladoce, Norte Amazônia, Apuro, Xingu Fruit, Paladar Nobre, Super Express, Dom Cookie, Nayah - Sabores da Amazônia e Mahogany.

(Por Helena Saria/Ascom Codec)