A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Inovação e Educação Profissional

PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GUAMÁ - PCT GUAMÁ

Instalado em uma área de 73ha, cedida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) o PCT Guamá é um verdadeiro centro de inovação que estimula o desenvolvimento do Estado por meio do conhecimento científico e do empreendedorismo inovador. 

Sua infraestrutura oferece suporte para diferentes perfis de empreendimentos: startups, micro, pequenas, médias e grandes empresas. Abrigando hoje laboratórios avançados de P&D especializados em prestar serviços tecnológicos: 7 operantes, 4 em implantação e 1 em fase de projeto e cerca de 15 empreendimentos entre startups, pequenas e médias empresas além do Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA - Inpe). 

O Guamá Business, unidade de negócios especializada em acelerar projetos e ideias inovadoras, atua no suporte destas empresas operando em quatro frentes: atendimento empresarial, difusão tecnológica, inteligência competitiva e captação de recursos. 

Para empreendimentos com perfil exportador, o PCT Guamá oferece ainda o suporte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que é gerenciado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que instalou o núcleo operacional do programa no parque tecnológico. 
 

PROGRAMA PARÁ PROFISSIONAL E INOVA PARÁ

O programa tem a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica para consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas dos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado sendo hoje um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). 

Os Programa busca atender demandas reais dos diversos setores, por meio da contratação de instrutores bolsistas, que podem atuar em áreas específicas do conhecimento para levar qualificação ágil e eficaz em setores estratégicos do Estado. 

A SECTET também atua como articuladora, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - estabelecendo também a parceria dos entes do Sistema “S” (Senar, Senac, Senai, Senat e Sebrae), do Instituto Federal e das Universidades Públicas. 

O Pará Profissional também irá interagir com outro programa, o Inova Pará, que por meio da estruturação de sistemas regionais de base tecnológica (polos de conhecimento), irá possibilitar a inovação, otimização das cadeias produtivas.