A+ A A- Tamanho de Fonte C Contraste 简体中文EnglishPortuguêsEspañol

Pecuária Sustentável

Com certificação internacional de área livre de febre aftosa, o estado tem o maior rebanho bubalino e o 5º maior rebanho bovino nacional. É também o maior exportador de boi vivo do país, apresentando grande potencial na produção de carne, couro, leite e seus respectivos derivados, a partir da criação do boi verde – alimentado exclusivamente a pasto.

  • A pecuária de corte está presente em todo o estado, registrando em 2016 (rebanho bovino e bubalino) uma receita total superior a 20 milhões. A região do Araguaia é a maior produtora bovina do estado, com um rebanho efetivo de mais de 7.4 milhões e 577 mil litros de leite em 2017.
  • Atualmente, estima-se que o Pará produza uma receita de superior a R$ 6 bi na pecuária;
  • Os empregos formais do Pará, gerados pela pecuária de corte somam mais de 28 mil, gerando uma massa salarial superior a R$ 760 milhões.

Os municípios protagonistas são: Altamira, Xinguara, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Pacajá, Novo Repartimento, Novo Progresso, Água Azul do Norte, Cumaru do Norte, Itupiranga  e Marabá; Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás; Eldorado dos Carajás, Itaituba, Paragominas, Piçarra, Rio Maria; São Geraldo do Araguaia e Tucumã.